Rodas terão que passar por testes de qualidade

Visando maior segurança, as rodas dos automóveis, caminhões e outros veículos de terão que se submeter a diversos testes de qualidade antes de serem postas no mercado. Atualmente elas já se sujeitam a algumas normas antes de serem comercializadas, mas a certificação - por enquanto - ainda não é obrigatória.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) será o responsável por realizar testes específicos para cada tipo e material e, caso aprovadas, as rodas receberão um selo de certificação que será rodas13obrigatório para permitir sua comercialização e uso.

Segundo o Inmetro as rodas comercializadas atualmente possuem diferenças de fabricação que com a trepidação resultante do uso, provocam o afrouxamento e soltura de parafusos de fixação das rodas, além de rachaduras e eventual quebra.

A medida irá afetar principalmente as rodas comercializadas no mercado de opcionais e reposição. Se aprovada, os fabricantes terão prazo de 12 meses para adequar seus produtos e mais seis meses para iniciar sua comercialização.

Fonte: AutoEstrada

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.