Fiscalização de “cadeirinhas” começa hoje!

A partir de hoje (01/09) a resolução do Contran que obriga o uso de cadeiras e assentos para o transporte de crianças até 7 anos e meio de idade começa a valer.cadeirinha

Após adiamento, por falta de produto no mercado, a fiscalização terá início e quem descumprir a nova lei será multado em R$ 191,54 - a infração é considerada gravíssima e desconta sete pontos na Carteira de Habilitação.

Estudo realizado pela ONG Criança Segura em cinco capitais mostra que apenas 32% das mães transportam seus filhos em algum dispositivo de retenção no carro (em bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).

Vale a pena relembrar a regra pra você se preparar:

1-) Bebês com até 1 ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o “bebê conforto”

2-) Crianças com idade superior a 1 ano e inferior ou igual a 4 anos deverão ser transportadas obrigatoriamente em “cadeirinha”

3-) Crianças com idade superior a 4 anos e inferior ou igual a 7 anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”

4-) Até 10 anos de idade, todas as crianças obrigatoriamente têm ser transportadas no banco traseiro e com cintos de segurança.

Fonte: MotorDream

Tags: , , , , , ,

4 comentários para “Fiscalização de “cadeirinhas” começa hoje!”

  1. orlando disse:

    Muito bonito e correto isso, mas por que os ônibus e trens não são obrigados a usar; as crianças só andam de carro? E os taxis? Carros faricados antes de 1999, por não possuirem cinto de tres pontos, estão desobrigados do uso da cadeirinha, será que eles são mais seguros que os de hoje? E agora as perguntas de um milhão: quantas e quais são as fábricas dessas cadeirinhas? a quem elas pertencem? (só para reavivar a memória - kit de primeiros socorros - troca dos extintores de incêndio - IPVA que era para manutenção das estradas e por aí vai). Isso, mais uma vez, não cheira a boa intenção e sim a mau carater.

  2. Renata disse:

    Tenho visto oda esta confusao da cadeirinha pelos sites brasileiros, vejo todos falando apenas nas idades recomendaveis mas nao e so isso, tambem precisa ser levada em consideracao a altura e peso da crianca. se nao estiver compativel a crianca tambem podera se prejudicar em um acidente tb. Moro nos EUA a 8 anos e tenho dois filhos completamente diferentes, o mais novo ja esta no mesmo carseat do mais velho de 5 pq tem praticamente o mesmo peso. C um ano ja nao cabia no bebeconforto e teve que passar p um estagio de caderinha para criancas maiores… So um alerta…

    Otimo blog btw.

  3. Nira disse:

    vamos ver…

  4. Evandro Luiz Garcia Nunes disse:

    Tenho 4 filhos pequenos, menores de 7 anos e outro a caminho, provavelmente para maio ou junho de 2011. Tenho um palio hatch e estou quase ficando maluco, pois estou tentando comprar um fiat Doblo, mas estou tendo dificuldade, pois o meu carro encontra-se financiado. Eu e minha esposa não planejamos esta gravidez, mas iremos receber esta criança com o mesmo amor que recebemos as outras, mas gostaria de saber se alguem pode me ajudar: existe alguma possibilidade de se transportar 2 adultos e 4 crianças num palio? Se por ventura alguem tiver alguma informação a respeito, por favor, me ajude!
    Obrigado.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.