Contran estuda mudar dois itens na “lei da cadeirinha”

A “Lei da cadeirinha” mal começou e já pode passar por ajustes. A nova regra que dispõem sobre o transporte de crianças teve a fiscalizaçãocadeirinha iniciada na última quarta feira (1/09).

Segundo o Contran dois itens estão sendo reavaliados e podem sofrer mudanças:

1-) Permitir que a “cadeirinhas” seja colocada no banco dianteiro em carros fabricados antes de 1998, já que só possuem cinto de segurança traseiro de dois pontos.

2-) Permitir que crianças de quatro a sete anos não precisem usar o booster, em carros com apenas cintos de dois pontos.

As alterações estão previstas para acontecer nos próximos dias.

Fonte: DCI

Tags: , , ,

10 comentários para “Contran estuda mudar dois itens na “lei da cadeirinha””

  1. Olá !
    Apenas um detalhe, na alteração da lei não é mencionado o fato do carro ser antigo ( antes de 1998 ) ou ter APENAS cintos de 2 pontas, mas sim que podemos carregar as crianças no cinto do meio, trazeiro, em carros que possuem este equipamento de fábrica. Somente isto diz.. veja lá !
    Então acho que é uma brecha… e até vir a cadeirinha do meu filho, que já faz mais de 3 semanas de atraso da loja, vou me garantir com isto para poder levá-lo a escola !
    Se puder, leia o texto no site do contram e nos dê sua opinião… ( http://www.denatran.gov.br/download/Deliberacoes/DELIBERACAO_CONTRAN_100_10_vr_in.pdf )
    Um abraço..

  2. Alessandra disse:

    O que fazer se não esta encontrando os assentos em lugar nenhum do Brasil, aqui em Minas Gerais tem cidades que a lista de espera passa de 1000 pessoas. M e ajudem por favor!

  3. Arianna Sodré disse:

    aiai, que bom por que eu mesma já fui arremessada no vidro da frente :(
    quase morri [[literalmente!

  4. sebastiana disse:

    presiso saber com urgencia sobre a lei da cadeirinha, minha neta tem 3 anos e não sei se ela anda na frente ou atraz do carro. fica dificil desse jeito obrigada.

  5. guilherme disse:

    Sebastiana,

    contamos com um post que explica melhor a lei da cadeirinha.
    Segue o link: http://www.dirigindoseguro.com.br/?p=1735
    Lá você poderá encontrar maiores informações.

    Att,
    Guilherme
    Equipe Dirigindo Seguro

  6. Andréa disse:

    meu filho tem 4 anos, tenho um carro é de dois pontos atrás,afinal posso ou não posso,leva-ló no banco de trás sem o assento,me respondam por favor…

  7. guilherme disse:

    Andréa,

    com 4 anos é preciso andar na cadeirinha.

    Att,
    Guilherme
    Equipe Dirigindo Seguro

  8. gilberto antonio braz disse:

    bom dia!!!
    meu filho completa 4 anos dia 22/12/2010 e meu carro é de cinto de 2 pontos,posso viajar com ele sem a cadeirinha,porque não tem como usar o assento de elevação.
    obrigado.

  9. edwilson disse:

    pelo o que tenho lido, para levar criancas com ate 4 anos nos carros antigos com cinto traseiro de dois pontos, as opções são: leva-la no banco dianteiro na cadeirinha desde que o cinto seja de tres pontos; trocar de carro ? nao li nada sobre a possibilidade de adaptar o cinto no banco traseiro; considerando que sempre será uma “gambiarra”, pois a estrutura do caro não previa essa possibilidade. e ae ?

  10. gislene teixeira lucas disse:

    gostaria de saber se minhas filhas de 3 anos e de 5 anos podem usar o cinto ou a cadeirinha so que nosso carro o cinto e de dois pontos como fazer nao tem como por o assento de elevaçao me ajudem o de alguma sugestao de qual cadeirirnha da para usar no carro com cinto de dois ponto

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.