Como enfrentar um alagamento?

alagamento

A recomendação é unânime. O melhor mesmo é evitar atravessar trechos alagados e esperar a água baixar. Mas existem as dicas básicas caso seja inevitável encarar as enchentes com o carro.

Primeiro, uma análise visual da situação. Se a água cobriu mais da metade da roda dos carros, a travessia torna-se muito arriscada.

Para encarar a água, por sua vez, o ideal é engatar uma marcha baixa (primeira ou segunda), manter a aceleração constante, uma velocidade máxima de 15 km/h e, de preferência manter as rotações entre 2.500 e 3 mil giros. De forma alguma trocar de marcha, ou reduzir e depois acelerar. Essas mudanças podem gerar ondas e o sistema aspirar água.

Depois de atravessar a enchente, é bom ficar atento aos freios. A água pode encharcar pastilhas e lonas de freio, prejudicando a eficiência da frenagem em um primeiro momento. Por isso, recomenda-se trafegar em baixas velocidades e frear de forma constante o veículo. “O que deve ser feito é pisar no freio levemente, sem frear totalmente o carro, para aquecer o disco e as lonas, por uns 40 ou 50 metros. Esta prática limpa, inclusive, a sujeira acumulada no disco e lonas”, explica Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive.

Fonte: UOL

Tags: , , ,

Um comentário para “Como enfrentar um alagamento?”

  1. Roan Lima disse:

    Boas dicas, aqui em Fortaleza, vi um cara que atravessou com um palio um trecho alagado num palio, ele tirou a tampa do filtro de ar e virou pra cima, o carro atravessou com a água na altura dos faróis sem parar, só não sei como ficou depois, mais ele pelo menos atravessou.
    Aconselho pra quem tiver em média 90 mil ou mais e quer enfrentar esses alagamentos brincando compre um Troller!!
    e tenha a possibilidade de ficar famoso
    http://www.youtube.com/watch?v=AN3-xs6UB_o

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.