Freio-Motor

pedalAs estradas normalmente são cheias daqueles “sobe e desce”, nestes momentos é bom usar o freio-motor. Ele utiliza o próprio funcionamento do motor para diminuir a velocidade ou controlar o veículo.

O freio-motor é muito utilizado em longas descidas, para não utilizar muito o freio - evitando um desgaste do mesmo - e não super aquecer o veículo.

É simples utilizar o freio-motor, basta o motorista reduzir uma ou duas marchas e deixar o carro seguir pela descida, quase não utilizando o freio - mas cuidado, se precisar, pise no freio!!

O fato de reduzir uma ou mais marchas faz com que as rotações do motor se elevem e ao mesmo tempo passam a impor uma velocidade controlada ao automóvel.

Por isto nunca é aconselhável descer na “banguela” (carro desengrenado), pois além de implicar em um grande risco ao motorista e passageiros, desgasta desnecessariamente o veículo.

Fonte: G1

Tags: , , , ,

7 comentários para “Freio-Motor”

  1. Wander Jr disse:

    Pilotar moto sem freio motor éh quase impossivel, minha moto nao para se usar somente o freio. Valeu a dica. Abraços

  2. Wander Pai disse:

    “e não super aquecer o sistema de aquecimento do veículo” que texto horrível, devolva meus dois minutos.

  3. Juliano disse:

    Essas placas na verdade são para os caminhões que possuem um dispositivo chamado FREIO MOTOR (que deve ser ligado nas descidas).

    Não existe freio motor em carro… O que o pessoal faz é deixar engatado na descida.

  4. mouser disse:

    e tb gasta um gasosa fodeda

  5. luis disse:

    Obrigado pela colaboração, continue nos vistando e ajudando.

    Luis
    Equipe Dirigindo Seguro

  6. muito pelo contrario. o carro com injeção eletronica economiza mais quando reduzimos com a marcha engatada, pois a central entra cut off que nada mais é que cortar o pulso dos bicos eliminando assim a injeção de combusitvel quando desaceleramos processo que não ocorre quando utilizamos a famosa banguela.
    abraços

  7. Ricardo disse:

    Péssimo. Descer engrenado é uma coisa, reduzir marcha é outra, FREIO MOTOR é outra totalmente diferente. Freio Motor só existe em veículos pesados.

    Descer com o carro engrenado é uma obrigação do condutor. Mesmo assim, existem lugares com a placa “desça engrenado” para reforçar. O aviso “use freio motor” aplica-se aos veículos pesados, caminhões, ônibus…

    Nao disserem informações incompletas.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.