Carros para deficientes físicos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existe cerca de 16 milhões de deficientes físicos brasileiros. Todo cidadão tem direito de ir e vir, mas além das dificuldades dessas pessoas para se locomoverem usando o transporte público, são poucas as opções na hora de comprar um carro adaptado com garantia de fábrica, conseguir as isenções de impostos envolve muita burocracia e também há dificuldade em tirar a carteira de motorista.

O primeiro passo é procurar uma auto-escola especializada que tenha carros adequados para cada tipo de deficiência. Ela cuidará e ajudará o futuro motorista com todo o processo para a emissão da carteira de motorista.

Depois do CFC o candidato passará por um exame médico para examinar a extensão da deficiência e a desenvoltura do candidato com as adaptações e fará o treinamento prático. Depois de aprovado, será emitida uma autorização médica para dirigir, onde contará o tipo de carro e a adaptação mais indicada para cada caso.

Com esse documento em mãos, o condutor pode conseguir as isenções de impostos, que diminuem em torno de 30% o preço de tabela do veículo.
Comprar um carro adequado não é fácil, a única marca que possui um programa voltado para os deficientes é a Fiat, o programa chama Autonomy e foi lançado em julho de 1996 oferecendo carros adaptados pela Fiat com garantia de fábrica.

Segue o que é necessário para ficar isento de impostos:

1º) Obter uma Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais na Delegacia da Receita Federal.

2º) Para isenção de IPI e de IOF é preciso apresentar os seguintes documentos na Delegacia Regional da Receita Federal:
- Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais

- Cópia autenticada do Laudo Médico fornecido pelo Detran

- Cópia autenticada do CIC, RG, comprovante de residência e da carteira de motorista.

3º) Para isenção de ICMS os documentos que devem ser apresentados na Secretaria da Fazenda, ou na Delegacia da Receita Federal são:
- Requerimento de Isenção para ICMS

- Laudo Médico: original e cópia autenticada

- Cópias autenticadas do CIC, RG, comprovante de residência e da carteira de motorista.

- Carta de Repasse de Tributos da Montadora

4º) A isenção do IPVA deverá se requerida quando o deficiente já estiver com o carro. É necessário apresentar os seguintes documentos na Secretaria da Fazenda Estadual, ou na Delegacia da Fazenda:

- Requerimento de isenção para o IPVA

- Cópia do Laudo Médio

- Cópias autenticadas dos seguintes documentos: CIC, RG, comprovante de residência, carteira de motorista e nota fiscal de compra do veículo. Se o carro tiver sofrido alguma adaptação, também será preciso entregar uma cópia autenticada da nota fiscal deste serviço.

Fonte: Uol

Tags: , , , , , , , , , ,

424 comentários para “Carros para deficientes físicos”

  1. Adquiri um automovel com insenção de impostos,gostaria de saber como fica o seguro? posso fazer o seguro pelo valor do carro (tabela fipe) ou tem que ser o preço pago da nota fiscal.
    Grato

  2. Valdirene disse:

    Caros amigos,

    Boa tarde!

    Sou deficiente fisico e graças ao bom Deus consegui tirar minha carteira de habilitação, temos um carro semi-novo, adaptado, mas o sonho e comprar um automatico e ficar isenta dos impostos.
    Vocês tem alguma notícia atualizado sobre a questão dos descontos para compra de carro zero para deficiente, o valor que tenho conhecimento é de 30 por cento, o que ainda é muito caro para nos, pois o carro não vem adaptado, sendo a mesma por nossa conta, e muitas vezes ficando elas por elas.
    Agradeço pela atenção.

  3. Bruno Araponga disse:

    Olá, pessoal!
    Meu irmão é deficiente físico e “acabou” de “tirar” sua CNH. A adaptação que ele precisa é somente na embreagem ou que o carro tenha Câmbio automático.
    Bem, a pergunta é: ela vai comprar um carro e ele é condutor, EU POSSO DIRIGIR O CARRO DELE? Pelo que já li existe O]o caso de deficientes NÃO condutores que podem listar até 3 pessoas para dirigir o carro, mas este NÃO é o caso do meu irmão, pois ele É condutor.
    Então, se eu for parado em uma BLITZ POLICIAL dirigindo o carro do meu irmão (eu sou habilitado) é ILEGAL?
    No aguardo de sua resposta.
    Obrigado.

  4. Fernando disse:

    o carro da minha esposa é adaptado pois ela é deficiente. eu também posso dirigi-lo ou não somente ela.
    O carro é automático ,a adaptação é mais um acelerador a esquerda

  5. ola bom dia
    meu nome é danielson
    em 2007 eu foi atropelado e perde o braços esquerdo , quero saber se eu posso dirigir so com o direito um cara adapdado ?

    obrigado

  6. Erich disse:

    Sou deficiente fisico, só tenho 3 dedos na mão direita mais faço tudo com ela, smp dirigi carros manuais antes de tirar minha carta sem problema nenhum, completei maior idade e fui fazer os exames para tirar a carta de motorista e la a doutora disse que eu só poderia dirigir carro automatico colocou uma restrição “D” . Mais gostaria de ser apito a dirigir os dois carros, como posso fazer para provar que consigo e muito facil dirigir um carro manual? E claro poder ter em minha carta de motorista..

  7. EMANUEL disse:

    Marcella,
    Comprei um carro com os descontos de IPI e ICMS não tem adptações é apenas automatico….so eu proprietario posso dirigir ou qualquer pessoal pode dirigir meu carro ja que nao tem adptaçoes

  8. Emilio disse:

    Boa noite Mariana,
    Gostaria de saber se meu pai (73 anos) que tem Mal de parkinson tem direto a esses descontos?
    Ele sendo o principal condutor do veiculo teria algum problema se eu dirigir o veiculo( com ele junto)? ele faz exames e vai ao medico fora de nossa cidade e eu sempre o levo teria algum risco de levar multa ou perder o beneficio?

    agradeço sua atenção
    Obrigado.

  9. Waltair Sathler Junior disse:

    Tenho hemiparesia do lado esquerdo, portanto não tenho muita firmeza para embrear o carro. Já dirijo há muito tempo, mas está ficando difícil. Pretendo comprar um carro automático com os descontos de impostos que a legislação me permite, mas tenho a preocupação se meus familíares: mulher e filhas poderão dirigir o automóvel comprado com esses descontos ou se somente eu poderei dirigi-lo. Obrigado.

  10. Adriano disse:

    Meu carro é adaptado pois sou deficiente. O carro é automático e a adaptação é mais um acelerador a esquerda, que pode ser desativado a qualquer momento. Minha esposa e meu filho podem dirigir este carro? Por exemplo em viagens cansativas, ou se estiver me sentindo mal?

  11. Lucia disse:

    Gostaria, de saber, como eu posso conseguir a carteirinha de deficiente, eu ja sou habilitada. Tenho estrofia muscular. E ja tenho o carro . A minha preocupacao e nao conseguir essa carteira. Tenho 2 anos de carteira

  12. Ola boa tarde!!

    Realizei uma cirugia de Artrodese coloquei 6 parafusos L4 L5 S1, tenho muitas dores e não consigo dirigir carro manual, tenho direito a insenção a carro zero, obrigado.

  13. Abel disse:

    Olá, pessoal!
    Meu irmão é deficiente físico e “acabou” de “tirar” sua CNH. A adaptação que ele precisa é somente na embreagem ou que o carro tenha Câmbio automático.
    Bem, a pergunta é: ela vai comprar um carro e ela é condutora, EU POSSO DIRIGIR O CARRO DELE? Pelo que já li existe caso de deficientes NÃO condutores que podem listar até 3 pessoas para dirigir o carro, mas este NÃO é o caso da minha esposa pois ela É condutora.
    Então, se eu for parado em uma BLITZ POLICIAL dirigindo o carro da minha esposa (eu sou habilitado) é ILEGAL?
    No aguardo de sua resposta.
    Obrigado.

  14. victor disse:

    Tenho um problema no braço direito (ele não estica totalmente) porém tenho a CNH normal e este braço não me impede de dirigir um carro manual, mas quero isenções nos impostos, posso comprar um carro manual com isenção ?

  15. danielson disse:

    ola bom dia
    eu sou deficiente físico , eu perde o braço esquerdo em um atropelamento , eu gostaria de saber qual tipo de adaptação ter quer fazer ?

    obrigado

  16. cristina disse:

    Ola bom dia sou cristina quero tirar duvidas o meu esposo e deficientw e que comprar carro adptado se eu pessoa normal se posso dirigir o carro adptado do meu esposo obgado.

  17. Romeu disse:

    Primeiramente feliz ano novo. Irei realizar uma cirurgia de prótese total de quadril. Primeiramente de um lado depois o outro. Isso me da as isenções comentadas acima? Obrigado, Romeu.

  18. Regina Gurgel disse:

    Bom dia, em 1995 sofri acidente de carro e tive TCE Traumatismo Craniano Encefálico e como sequela fiquei com Paralisia Facial do lado esquerdo permanente, me encaixo nesses descontos que o Governo oferece ???
    Obrigada,
    Regina

  19. Henrique disse:

    Olá, pessoal!
    Minha filha é deficiente físico e “acabou” de “tirar” sua CNH. A adaptação que ele precisa é acelerador do lado esquerdo e Câmbio automático.
    Bem, a pergunta é: ela vai comprar um carro e ele é condutor, EU POSSO DIRIGIR O CARRO DELA? Pelo que já li existe caso de deficientes NÃO condutores que podem listar até 3 pessoas para dirigir o carro, mas este NÃO é o caso da minha filha, pois ela É condutor.
    Então, se eu for parado em uma BLITZ POLICIAL dirigindo o carro da minha filha (eu sou habilitado) é ILEGAL?
    No aguardo de sua resposta.
    Obrigado.

  20. Diego disse:

    Olá! Eu fiz cirurgia de colocação de prótese total no quadril. Externamente, sou uma pessoa normal, não sinto mais dor, não manco, só tenho a marca da cirurgia na coxa, que por sinal é quase um palmo! Gostaria de saber se me enquadro nos requisitos para obtenção de veículo para PNE! Obrigado!

  21. carlos araujo garcia disse:

    sofri um avc e tenho um carro altomatico e direção hidráulica só que ele ta no nome da minha filha mas é meu queria saber se posso dirigir nomal

  22. Wilson da silva disse:

    Laudo da junta medica do detran carro aut.e acelerador na esquerda tenho meu carro e dirijo normal posso ter problema se o agente me parar

  23. Jose Angelo Bortoloto disse:

    Comprei um carro 0 KM com isenção de impostos, sou habilitado como deficiente Classe G para dirigir carro com cambio automático.
    Gostaria de saber se minha esposa e minha filha que são habilitadas normais podem dirigir o meu carro.
    Obrigado, Angelo

  24. ADACIR disse:

    Olá gostaria de umas informações, eu sou paraplégico, ou seja cadeirante, eu ja tenho um carro adaptado, o que gostaria de saber se para eu trocar meu carro por um novo eu preciso fazer todo procedimento para ter a documentação necessaria, como da primeira compra ou agora o procedimento seria mais simples.

    Att. Adacir

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.