Como dirigir na chuva

Segue algumas dicas para dirigir na chuva:

- Acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, o veículo de trás poderá se guiar melhor com as luzes vermelhas e evitar uma colisão. Se estiver em movimento, nunca ligue o pisca alerta. Ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado.

- Diminua a velocidade e mantenha uma distância mínima de 8 metros do veículo à sua frente.

- Não freie bruscamente e nem faça manobras perigosas

- Quando acionar o pára-brisa. Use-o com o esguichador. Mantenha a velocidade do limpador de pára-brisa no mesmo nível que o volume de água. As palhetas devem ser trocadas uma vez por ano e o reservatório deve sempre ter água mesclada com detergente neutro ou aditivos.

- Quando os vidros começarem a embaçar, passe um pano limpo por dentro do carro. Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só piora a situação. Tente deixar os vidros uns dois dedos abertos para criar uma circulação de ar. Ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado. O carro deve esfriar por dentro para desembaçar os vidros.

- Se os vidros já estiverem embaçados, o processo é inverso, Ligue o ar quente.

- Não pense duas vezes antes de parar o carro no acostamento e esperar a chuva diminuir ou passar. Não parar no acostamento e sim fora dele em um lugar seguro fora da linha de rolamento da via.

Fonte: G1

Tags: , , , ,

3 comentários para “Como dirigir na chuva”

  1. Paulo Paz disse:

    Acabei de assistir uma reportagem do Auto Esporte de 03/02/2008, e o instrutor nos aconselha a não pararmos no acostamento num momento de chuva forte (para evitar acidentes).
    Então eu chego aqui e leio que não devo pensar duas vezes antes de parar num acostamento.

    Contraditório, não?!

    Paz!

  2. Mariana disse:

    Olá Paulo,
    Ainda mais contraditório se você pensar que as duas fontes são a Globo, uma vez que utilizamos como base a reportagem do G1: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL162479-9658,00-SAIBA+QUE+CUIDADOS+TOMAR+AO+DIRIGIR+NA+CHUVA.html
    Att,
    Mariana Machado
    Equipe Dirigindo Seguro

  3. Jorge Nunes disse:

    Paulo, também me chamou atenção a recomendação de parar no acostamento, eu quando era instrutor pático veicular, sempre aconselhava meus alunos em caso de chuva forte não parar no acostamento e sim fora dele em um lugar seguro fora da linha de rolamento da via, mas alertou aquaeles que estão interessados e vão comentar ainda mais, penso que mais ações deveriam ser tiomadas na educação p/trânsito, pricipalmente nas classes fundamentais do ensino, as crianção não esquecem mais quando recebem essa orientação na escola.
    Jorge Nunes
    Taquari -RS-

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.