Pneu novo é atrás

O ideal é trocar os quatro pneus de uma vez, mas como as vezes não é possível comprar os quatro, o ideal é colocá-los a trás.

Segue abaixo alguns motivos:

1 - Melhor resposta nas saídas em veículos de tração traseira;

2 - Melhor aderência em terrenos inconsistentes em veículos de tração trasei

3 - Melhor dirigibilidade e maior segurança em veículo sobreesterçante, que são aqueles com maior tendência de perder a aderência na traseira (geralmente com tração nas rodas de trás), o que é mais difícil de ser controlado;

4 - Otimização dos freios porque a carga sobre o eixo dianteiro pode vir a ser o dobro daquela aplicada no eixo traseiro, o que justifica a necessidade de ter pneus com maior aderência no eixo menos carregado, para melhor distribuir a ação dos freios;

5 - Melhor desempenho em pavimentos de baixa aderência;

6 - Uma perfuração ou avaria num pneu dianteiro é rapidamente constatada e o controle do veículo é facilitado pela direção. Por esta razão, os pneus novos ou os em melhor estado devem ser montados nas posições traseiras onde a percepção de qualquer problema dessa ordem é mais demorada e onde o controle do veículo também é mais difícil;

7 - Nas situações críticas, como por exemplo, em dias de chuva, uma eventual aquaplanagem em curva é muito mais perigosa nos pneus traseiros do que nos dianteiros.

Fonte: G1

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10 comentários para “Pneu novo é atrás”

  1. Ótima dica, parabéns o restante dos posts também estão ótimos.

  2. Jonny disse:

    Concordo em parte pois fui o culpado por um acidente no qual um pneu dianteiro estourou perdendo a direção e abalroando dois carros sendo que um de frente.Na hora da compra,antes do acidente,fui indicado a colocar dois novos atrás mas na hora do acidente com o pneu estourado fiquei sem direção.

  3. Fernando disse:

    Curioso que a maior parte dos “argumentos” é destinada à carros de tração traseira, que são bem minoria aqui no Brasil.

  4. fabio disse:

    ok, mas e se o carro não tiver a tal tração traseira citada na metade dos motivos?

  5. CARLOTTO disse:

    SEMPRE OUVI FALAR QUE OS PNEUS DIANTEIROS DEVEM SEMPRE ESTAR EM BOAS CONDIÇÕES, POIS SE VIER A ESTOURAR O MOTORISTA PERDE A DIREÇÃO……..JA ACONTECEU ISSO COMIGO….ESSA DE PNEUS NOVOS NA TRAZEIRA PARA MIM É NOVIDADE

  6. joaotex disse:

    Isso também é recomendado pela Michelim. Será que eles apostariam sua reputação em algo improvável e que colocasse a população em risco?

    http://www.youtube.com/watch?v=BaXXrKFJctU

  7. Rodrigo Cardozo disse:

    Por todos os motivos citados aqui no Brasil o mais indicado é colocar PNEUS NOVOS na DIANTEIRA…

    Se quando um pneu fura na dianteira é mais perigoso, pq colocar pneus usados na frente q tem maior probabilidade de furar na frente???

    POST TOTALMENTE CONTRADITÓRIO…

    E mais o fato de 92% dos carros no brasil ter tração exclusivamente dianteira…

    melhor mudar o nome do site para: dirigindoinseguro.com.br

  8. MELO disse:

    MINHA OPINIÃO COMO INSTRUTOR DE TRÂNSITO A MAIS DE 11 ANOS: LAMENTO MAS NÃO CONCORDO, ARGUMENTOS FRACOS E DE POUCA ADERÊNCIA. CONFIO MAIS NA MINHA EXPERIENCIA, VOU CONTINUAR COLOCANDO DOIS PNEUS NOVOS NA “FRENTE” O RESTO É PICARETAGEM!!!

  9. Diogo Avila Garcia disse:

    Coloco os pneus melhores na frente,pois vindo a 50K atravessei a pista,não consegui segurar,nessa situação estourou o pneu da frente.Em um outro dia,vindo a 80k,não saí da pista,segurei.Nessa situação estourou o pneu de trás.

  10. clodoaldo disse:

    Esta tese ,e meu complicada,porq quando o peneu da frete nao e novo ,a facilidade de estourar e maior,e quando ele estoura ,conforme a velocidade vc nao consegui segurar nao,por vem todo peso do veigulo p/o eixo dianteiro,e vc nao tem esta força, sua salvacao ,e puxar o freio d mao ,e rezar ,nao coloco peneu velho na frete , …

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