Como reduzir os efeitos da aquaplanagem

Aquaplanagem ocorre quando o carro passa numa poça cheia d’água, principalmente quando está em alta velocidade,  o que acaba formando uma película de água entre a roda e o asfalto e o pneu perde o contato com o solo momentaneamente, fazendo com que o carro perca o controle.

Quando este fênomeno ocorrer, deve-se manter a direção firme e evitar freadas ou mudanças bruscas no volante, apenas tire o pé do acelerador e logo você sentirá a direção voltar ao seu controle.

Pneus lisos ou de meia-vida tendem a aumentar os efeitos da aquaplanagem, devido á quase ausência de sulcos, os  quais servem justamente para escoar a água na banda de rodagem.

fonte:Uol

Tags: , , , , , , ,

11 comentários para “Como reduzir os efeitos da aquaplanagem”

  1. silvio de abreu bastos disse:

    aí,valeu me ajudou muito,pois vou fazer a prova no detran
    E eu estava com dúvida nesse assunto.

  2. José Antonio Generoso disse:

    Olha esta matéria é muito interessante, e espero que um grande numero de pessoas possam se conscientizar do perigo da aquaplanagem, esse final de semana, dia 21/11/2009, perdi dois amigos, num acidente, ocorrido entre a cidade de Chavantes (SP), e Canitar (SP), na hora de uma forte chuva de verão, o carro dos meus amigos, residentes em Bernardino de Campos, ao passar por uma grande poça, teve uma aquaplanagem, segundo o policial rodoviario que atendeu a ocorrencia…e o carro ao se perder veio chocar de frente com uma carreta, que também foi arremessada longe da pista, o carro então, se esfarelou, quse se desintegrando totalmente, e tirando a vida do seus dois ocupantes. Para quem ler essa materia, e for motorista, tome muito cuidado, ao pegar uma chuva na estrada, diminua sua velocidade, para uns 70 km por hora, e ao deparar com poças, procure tirar o pé do acelarador. Aquaplanagem, causa muitos acidentes, e materias assim tem que serem divulgadas, pois motoristas novos, muitas vezes não sabem desse perigo.

  3. jaqueline da silva santos disse:

    muito massa……..achei miuito interessante.

  4. reginaldo disse:

    poxa essa materia e muito boa mesmo, tirei um bom proveito dela , obrigado

  5. luiz otavio disse:

    olha esta informação é muito boa para os “novatos da direção”;isso mostra que pequenos detalhes podem evitar acidentes muito serios

  6. Isabela disse:

    Achei muito interessante !! Não sou motorista ainda, mas tirei bom proveito dela também !!

  7. Stephanie disse:

    O problema é que a aquaplanagem pode acontecer mesmo em velocidades não tão altas. Ontem, numa forte chuva, ia dirigindo a uns 40 km/h, em uma ladeira curvosa e aconteceu isso no meu carro. Como era uma ladeira, e se aproximava de uma rotatória, eu reduzi a velocidade, quando perdi o controle do carro. Eu mexia no volante e o carro permaneceu na mesma direção vindo a bater no canteiro da rotatória. Foi um susto muito grande!! Agora estou com medo que isso aconteça novamente…

  8. josi disse:

    obrigado pela ajuda tava com duvidas na aquaplanagem.
    mas agora ta melhor pra encarar naprova do detran!

  9. Cristiano disse:

    Acabou de acontecer comigo. Por pouco não estaria fazendo esta postagem. Muito cuidado… :(

  10. Bruno Pedrosa disse:

    Sou Motorista a 10 anos, mas cai em uma aquaplanagem, fiquei nervoso, fiz tudo ao contrario do que sabia, mexia o volante e freiei bruscamente, meu carro, invadiu a contramao, desceu a ladeira sem controle, vinha uma kombi de frente, o outro motorista jogou luz alta, e eu respondi com luz alta em intervalos, e ele percebeu e parou e colocou o carro dele no acostamento, recuperei a direção a uns 50 metros do carro dele, mas isso nao era o pior, o ponto que ocorreu era rio do lado e do outro na estrada, e estava minha filha de 2 anos e minha esposa, so falei a minha esposa, proteja nossa filha, e orei a Deus naquele Instante, Vi a morte de perto. Nao desejo a ninguem a sensação que tive.

  11. Ana Paula disse:

    Aconselho a todos e principalmente aos novatos de volante, a pesquisarem muito, mas muito mesmo sobre tudo que for possível referente a direção, as vezes quando achamos que já sabemos tudo sobre algo, a vida nos surpreende e nos mostra que não sabemos de nada. E informações a mais, nunca é demais.

Deixe um comentário